terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Os Homens da Paz

10.1. John Winston Lennon

“A vida é aquilo que te vai acontecendo enquanto estás empenhado em fazer outros planos.”

John Winston Lennon nasceu no dia 9 de Outubro de 1940 em Liverpool, em Inglaterra onde desde ai conheceu a violência humana, pois exactamente na noite do seu nascimento a Alemanha nazi bombardeou violentamente a cidade de Liverpool.

A subida para fama deu-se nos anos 60 com os amigos de banda Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr(The Beatles), que conquistaram o mundo na música, artes e moda, dando o sabor de uma geração. Como membro do grupo de maior sucesso de todos os tempos, e mais tarde com a sua carreira a solo, John Lennon mudou a vida para melhor.

Casado com Yoko Ono em 1969, embarcou pela carreira a solo. Junto com a sua esposa, ele tentou transformar o mundo com pensamentos que iam muito além da música. John Lennon ensinou ao mundo a ideia da paz mundial nas suas próprias músicas, "Give Peace a Chance (Dê uma chance a paz) ".O seu legado foi deixado na canção "Imagine" - eleita uma das "músicas do milénio", e que ainda tem e para sempre terá poder e significado.

10.2. Mohandas Karamchand Gandhi

“De nada nos serve a liberdade se não tivermos a liberdade para errar.”

Mohandas Karamchand Gandhi, mais conhecido por Mahatma Gandhi, nasceu no dia 2 de Outubro de 1869 na Índia ocidental.

O pai era um político local, e a mãe dele era uma Vaishnavite (Vaishnative: advêm de vaisnavismo culto a vixnu, divindade fundamental no politeísmo hinduísta, consagrado em doutrinas, ritos e seitas heterogéneas ) religiosa.

Aos 13 anos, Mahatma Gandhi casou com uma menina da mesma idade. Depois de um pouco de educação indistinta foi decidido que ele deveria ir para a Inglaterra para estudar Direito.

Ao longo da sua vida Mahatma Gandhi tentou combater a guerra através do diálogo um exemplo disso foi quando evitou o ataque do exercito inglês.

Mahatma Gandhi foi assassinado por um hindu enfurecido em 30 de Janeiro de 1948 numa reunião de oração; com seu último suspiro o Mahatma Gandhi cantou o nome de Deus.

10.3. Martin Luther King

“Eu tenho um sonho. O sonho de ver os meus filhos julgados pela sua personalidade, não pela cor da sua pele.”

Líder negro pacifista e pastor norte-americano (1929-1968). Nasceu em Atlanta, filho de Martin Luther King (pai), e de Alberta Williams King (mãe) na Geórgia e formou-se em Teologia na Universidade de Bóston.

As primeiras funções de Luther King foram como pastor em 1954. No ano seguinte lidera um boicote contra a discriminação racial que dura 381 dias.

A sua filosofia de não-violência é baseada em Gandhi e nos princípios cristãos.

Em 1960, ele consegue liberar aos negros acesso aos lugares públicos. Em Washington dirige uma Marcha com 250 mil pessoas e profere um discurso contando o seu sonho de ver brancos e negros juntos. Desta Marcha resulta a Lei dos Direitos Civis (1964) e a Lei dos direitos de Voto (1965). Em 1968 ganhou o Prémio Nobel da Paz.

Morreu em Memphis vítima de atentado racista.

10.4. Dalai Lama

Dalai-Lama, líder espiritual tibetano (1935-),nasceu numa família de agricultores na aldeia de Takster, no leste do país, com o nome de Lhamo Thondup.

Aos 2 anos de idade, é reconhecido pelos monges tibetanos como a reencarnação do Dalai-lama (Dalai-lama- são considerados reencarnações do príncipe Cherezig – o Avalokitesvara, o portador do lótus branco, que representa a compaixão), a autoridade máxima do budismo tibetano.

Aos 4 anos é separado da família, muda-se para o Palácio de Potala, em Lhasa, e é nomeado como líder espiritual do Tibet. Após uma rigorosa preparação, que inclui o estudo do budismo, de História e Filosofia, assume o poder político em 1950, ano em que o Tibet é ocupado pela China. Em 1959, após o fracasso de uma rebelião nacionalista contra o governo chinês, exila-se na Índia, onde permanece até hoje, e é seguido por milhares de tibetanos. Ganhou o Prémio Novel da Paz de 1989, em reconhecimento à sua campanha pacifista para acabar com a dominação chinesa no Tibet.

10.5. Kofi Annan

Kofi Annan nasceu em Kumasi, no Gana, a 8 de Abril de 1938.

Estudou na Universidade de Ciência e Tecnologia de Kumasi, no Gana, e completou o seu Bacharelato em Economia no Macalester College, em St. Paul, Minnesota (EUA). Kofi Annan começou a trabalhar para o sistema das Nações Unidas em 1962, como funcionário de administração e orçamento da Organização Mundial de Saúde em Genebra, tornando-se, mais tarde secretário-geral da ONU.

A 10 de Dezembro de 2001, o Secretário-Geral e as Nações Unidas receberam o Prémio Novel da Paz.

10.6. Ernesto Guevara

“Toda a nossa acção é um grito de guerra contra o imperialismo e um clamor pela unidade dos povos contra o grande inimigo do género humano: os Estados Unidos da América do Norte. Em qualquer lugar que a morte nos surpreenda, que seja bem-vinda, sempre que esse, nosso grito de guerra, tenha chegado até um ouvido receptivo, e outra mão se estenda para empunhar nossas armas, e outros homens se prestem a entoar os cantos pesarosos com estrondos de metralhadoras e novos gritos de guerra e de vitória”.

Ernesto Guevara de la Serna nasceu na cidade argentina de Rosário no dia 14 de junho de 1928.

Em pequeno sofre ataques de asma e por essa razão em 1932 mudou-se para as serras de Córdoba. Estudou grande parte do ensino fundamental em casa com sua mãe. Na biblioteca de sua casa havia obras de Marx, Engels e Lenine, com os quais se familiarizou em sua adolescência.

Em Julho de 1953, inicia sua segunda viagem pela América Latina. Nessa oportunidade visita Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica, El Salvador e Guatemala. Ao visitar as minas de cobre, as povoações indígenas e os leprosos, Ernesto dá mostras de seu profundo humanismo, vai crescendo e aumentando o seu modo revolucionário de pensar e o seu firme anti imperialismo

Convencido de que a revolução era a única solução possível para acabar com as injustiças sociais existentes na América Latina, em 1954 Guevara marcha rumo ao México, onde se une ao movimento integrado por revolucionários cubanos seguidores de Fidel Castro. Foi aí onde ele ganhou o apelido de "Che", por seu jeito argentino de falar.

Após o triunfo da Revolução, Che Guevara se transforma na mão direita de Fidel Castro no novo governo de Cuba. É nomeado Ministro da Indústria e posteriormente Presidente do Banco Nacional. Desempenha simultaneamente outras tarefas diversas, de carácter militar, político e diplomático.

Fonte:http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/filosofia/filosofia_trabalhos/pazmundial.htm#10